“Inércia e investigação de fraudes no Estado” resultaram em quase 40% da população paraibana vivendo em insegurança alimentar, diz Veneziano

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) lamentou na manhã desta sexta-feira (26) o que considerou “falta de compromisso” do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, com a política de segurança alimentar. Ele lembra que os resultados divulgados nesta quinta-feira (25) do módulo de Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2023, do IBGE apontam que a Paraíba registra cerca de 1,53 milhão de pessoas em situação de insegurança alimentar, o que representa 37,4% da população. Para Veneziano, está é uma realidade “dura e preocupante”.

Segundo o parlamentar, a falta de compromisso do Governo do Estado com a população mais carente é flagrante, pois o número de domicílios com insegurança alimentar registrado em 2023 na Paraíba foi superior à média brasileira (27,6%). A insegurança alimentar no estado é a 10ª maior do Brasil. “Infelizmente, o Governo do Estado continua a não ter compromisso com a política de segurança alimentar. Lembremos que. recentemente, um programa social do governo do Estado, que consistia na distribuição de “quentinhas” destinadas à população vulnerável foi alvo da ‘Operação Indignus’ do Gaeco, que teve por objetivo investigar fraudes ocorridas no programa. Enquanto isso, quase 40% da população paraibana convive com a insegurança alimentar. É preciso uma mudança urgente nas políticas adotadas pelo estado”, alertou Veneziano.

POBREZA – Recentemente, uma pesquisa elaborada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com base em informações de 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, apontou que a maioria da população da Paraíba (54,6%) vive em situação de pobreza, ou seja, vive com uma renda mensal de até R$ 665,02.

ANALFABETISMO – Dados recentes, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que a Paraíba é o terceiro estado do Brasil com maior índice de analfabetismo entre as pessoas que tem pelo menos 15 anos. São 13,6% de analfabetos no estado, ficando à frente apenas de Piauí (14,8%) e de Alagoas (14,4%) e com números piores do que a média nacional (5,6%) e regional (11,7%).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial