Estudantes da UFPB protestam contra Valdiney Gouveia em placa da turma: “reitor menos votado e empossado”

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Estudantes do curso de História, na Universidade Federal da Paraíba, resolveram registrar um manifesto contra a nomeação de Valdiney Gouveia. Na placa da turma, no espaço destinado ao nome do reitor, eles preencheram da seguinte forma: “Reitora eleita pela comunidade acadêmica: Terezinha Domiciano Dantas Martins. Reitor menos votado e empossado: Valdiney Veloso Gouveia”, seguidos dos nomes do Chefe do Departamento de História, Fernando Cauduro Pureza, e do Coordenador do Curso de História, Mozart Vergetti Menezes.

O ClickPB conversou com uma estudante da turma idealizadora da placa. Ela confirmou que essa foi uma decisão unânime do grupo.

A placa apresenta também uma homenagem póstuma da turma a uma colega, a estudante Thayná Karoline de Lima, que deu nome à turma 2016.1 do curso de História da UFPB.

Na placa com protesto contra o reitor empossado Valdiney Gouveia, foi colocada a frase escrita pelo aluno Helton Cabral. “Em tempos de peste, desencanto e barbárie, mesmo repleta de incongruências e limitações, ainda assim, a História nos lembra que a ampliação de nossas humanidades futuras depende cada vez mais da compreensão de nossas desumanidades do passado, passado mais que presente de todos os dias.”

Terezinha Domiciano foi a mais votada na consulta feita na UFPB. Mas o presidente Jair Bolsonaro nomeou o candidato menos votado como novo reitor da instituição de ensino. Mesmo estando dentro da lei a nomeação de Valdiney Veloso Gouveia, a escolha pelo nome dele, que ficou em terceiro lugar na consulta e teve apenas 5,35% dos votos, gerou revolta em parte da comunidade acadêmica.

A nomeação de Valdiney foi publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de novembro. Ele ficará no cargo por quatro anos.

A Chapa 2, de Terezinha, obteve 964,518 votos contra 920,013 da Chapa 1, dos professores Isac e Regina, e 106,496 da Chapa 3, de Valdiney e Liana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial