Ministro garante ao Senador Veneziano Vital e ao Governador obras na Transposição e descarta racionamento em Campina

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Durante a audiência do Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, com o governador da Paraíba, João Azevedo, nesta quarta-feira, 18, em Brasília, foi dada a garantia ao Senador Veneziano Vital (PSB) e ao Chefe do Executivo Estadual, que Campina Grande não irá passar por nenhum processo de racionamento de água em 2020 e que o Governo irá dar continuidade às obras de Transposição do São Francisco.

No mesmo encontro, foram tratados temas como: Canal Acauã/Araçagi, Adutor e Barragem Retiro, Sistema Adutor de Boqueirão, Sistema Adutor de Camalaú, Sistema de Abastecimento e Comunidades do PISF.

A maior preocupação do Senador e do Governador é em relação aos problemas encontrados nas obras da Transposição do Rio São Francisco, para que seja restabelecido o fornecimento de água através do Eixo Leste, no que o Ministro assumiu o compromisso de dar resposta positiva a essa demanda.  

Participaram ainda do encontro o deputado Efraim Filho (DEM), o secretário-executivo de Representação do Governo da Paraíba, Adauto Marcolino Fernandes Júnior, o secretário de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, além dos deputados Damião Feliciano (PDT), Hugo Mota (REP) e Wilson Santinago (PTB).

NA CDR – Antes de participar de participar de Audiência com o Ministro Gustavo Canuto, do Ministério do Desenvolvimento Regional, acompanhando o Governador João Azevedo e a bancada da Paraíba no Congresso Nacional, o Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), participou de reunião extraordinária deliberativa na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, na manhã desta quarta-feira, 18, e renovou sua preocupação quanto à liberação de recursos para regularização de obras da Transposição do Rio São Francisco para os Estados nordestinos.

Em sua fala, Veneziano Vital lembrou que a aprovação, por parte do Congresso Nacional, do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 4/2019, no começo do ano, abrindo crédito suplementar de R$ 248,9 bilhões ao governo federal, estava previsto a liberação de cerca de R$ 500 milhões para as obras da Transposição do Eixo Norte e que não atendem apenas a municípios da Paraíba, mas também ao Ceará e Rio Grande do Norte.

“Passados esses quatro meses da data que foi aprovada essa suplementação, n]ao houve qualquer gesto ou iniciativa por parte do Ministério para a liberação desses recursos e isso tem causado um grande prejuízo. E isso nos preocupa muito, pois estamos lidando com uma obra praticamente paralisada, no fluxo muito irregular o que enseja à população, dúvidas intermitentes. Há uns 20 dias estivemos também nos mobilizando em relação à obra do Eixo Leste, que teve a sua entrega, uma obra importante não apenas por atender Campina Grande, mas outros 19 municípios e contemplando quase 1 milhão de habitantes. E foi graças a essa obra, que o Açude Epitácio Pessoa ganhou uma carga significativa de água, caso contrário, estávamos à beira de um colapso sem precedentes na nossa história”, destacou Veneziano.

O Senador paraibano externou sua preocupação quanto ao que considera uma postergação ou negligência por conta da situação em que se encontra a obra da Transposição, mesmo ela apresentando alguns problemas técnicos: “E isso nos causa uma sofreguidão, dúvidas sobre a regularização de acesso a essa água”.

Em sua exposição, Veneziano Vital também citou que há travamento também na liberação de recursos para a obra do Canal Acauã-Araçagi.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial