Volume do Açude Boqueirão ultrapassa 60% e atinge maior índice em quatro anos

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido popularmente como Boqueirão ultrapassou a marca dos 60% de sua capacidade hídrica e atingiu o maior índice nos últimos quatro anos. Segundo registro da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o nível do açude nesta segunda-feira (15) é de 61,19%, representando mais de 290 milhões de metros cúbicos de água armazenada.

Nos últimos 10 anos, o maior nível atingido pelo açude Boqueirão foi de 70,83% em 31 de maio de 2020. A expectativa é que essa marca seja atingida nos próximos dias. De acordo com a meteorologia, a previsão é de mais chuvas para região durante a segunda quinzena de abril.

Açude de Boqueirão foi criado no fim da década de 1950

O reservatório, localizado no Agreste do estado, foi inaugurado em 1957. Sua bacia se estende por ao menos outros sete municípios de Campina Grande, Queimadas, Pocinhos, Caturité, Riacho de Santo Antônio e Barra de São Miguel. O reservatório tem recebido, por meio do Rio Paraíba, águas da transposição do Rio São Francisco (eixo leste). Porém, em 2022, por exemplo, chegou a registrar apenas 27,8% da capacidade total.

Vídeo do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial