Morre em Campina Grande o ex-jogador e escritor Luizinho Bola Cheia

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Morrreu na manhã desta terça-feira em Campinsa Grande, de infarto, o ex-jogador e escritor Manoel Luís Melo, 77 anos, o “Luizinho Bola Cheia”, como ficou conhecido no futebol.

Ex-atleta, treinador, jornalista esportivo e professor, “Luizinho Bola Cheia”, era bastante conhecido por sua contribuição ao futebol, tanto jogando, como revelando atletas para o Brasil e o mundo, através de sua escolinha.

O corpo do ex-jogador será velado a partir das 16h, na Mortuária A Viagem, na Dom Pedro I, São José.

Foto: Reprodução

Conheça a história e toda trajetória de Luzinho:

Luizinho Bola Cheia, era Professor doutor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenou os projetos Futebol Também se Aprende na Escola e o Projeto Bom de Bola, Bom na Escola. Ex-lateral do Treze (PB), Campinense (PB), Sampaio Corrêa (MA), CSA (AL), entre outros.

Lateral revelado pelo Treze da Paraíba, foi campeão na Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe e Piauí. Jogou ainda no Ceará, Amazonas e Alagoas.
Após pendurar as chuteiras tornou-se treinador das categorias de base do Treze Futebol Clube e depois do Campinense Clube. Era doutor em Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (UAA), no Paraguai, e pelo Sistema Internacional de Ensino a Distância (SIEDI).

Era mestre em Educação pela Universidade federal da Paraíba (UFPB). Fez a licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduou-se em Comunicação Social pela antiga Fundação Universidade Regional do Nordeste (atual Universidade Estadual da Paraíba – UEPB).

Foi fundador-presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Paraíba (AGAP-PB) e do Sindicato dos Atletas de Futebol da Paraíba (Safepb). Foi professor de Educação Física na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Autor dos livros “Futebol: a arte de um nômade: autobiografia” (1979); “O futebol me fez um doutor no Brasil” (1979); “A difícil missão de comandar” (1982); “Futebol com humor: histórias verídicas do futebol” (1985); “Futebol para todos” (199?); “Vocabulário popular e humor do futebol” (UFPB, 2000); “Futebol também se aprende na escola” (UFPB, 2004); “O abecedário do futebol” (Sal da Terra, 2007); “A importância das escolinhas de futebol na formação do jovem atleta” (UFPB, 2009); “Futebol: a arte de um nômade II” (2010); “Craques da Paraíba que jogaram pela Seleção Brasileira” (UFPB, 2011); “Práticas e influências das escolinhas de futebol na carreira de atletas paraibanos que chegaram a Seleção Brasileira” (2015).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial