Secretário contesta mudança de classificação da pandemia para endemia

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

O governo federal avalia mudar a classificação de pandemia para endemia por Covid-19 no Brasil a partir da segunda quinzena de março. A possível mudança, conforme o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se baseia na redução de casos graves do coronavírus no país.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros fez constatações e disse que só quem pode decretar o fim da pandemia é a Organização Mundial de Saúde, isso é uma prerrogativa da Organização.

“A prerrogativa no meio científico é da OMS, que deve concluir o fim baseado nos indicadores epidemiológicos, através de um consenso internacional com as agências regulatórias com organismos multilaterais.

Segundo ele, são esses os critérios que devem ser adotados para a transição de uma pandemia para endemia, que se caracteriza por ter anualmente casos novos em números muito menores do que está ocorrendo atualmente, como também na redução de óbitos.

“Existem vários critérios. Tem que se ter pelo menos 90 a 120 dias de baixa incidência de casos, não aparecer novas variantes e isso é fundamental para que se configure como o fim da pandemia e ainda termos uma cobertura vacinal de 90% com o esquema completo, o controle de óbito e também o surgimento de medicações” explicou o secretário de Saúde.

Contudo, o ministro destacou à imprensa que a decisão da OMS contempla a condição global, todavia, de acordo com o cenário epidemiológico, vários países estão antecipando essa decisão. “Trata-se de decisão técnica.”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial