Paraíba tem mais de 60 casos de possível reinfecção pelo coronavírus

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Pelo menos 63 casos de reinfecção pelo coronavírus estão sendo investigados na Paraíba. Um deles é confirmado, e há ainda outras 37 amostras a serem enviadas para a Fio Cruz e serem analisadas.

O médico infectologista e diretor do hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, Fernando Chagas, explicou como age o vírus em nosso organismo, em caso de reinfecção.

Ele destacou que, na teoria, uma reinfecção causa sintomas mais leves da doença específica, neste caso, a Covid-19. Porém mesmo diante de pacientes leves há outros mais graves e alertou que é necessário a continuidade dos cuidados preventivos.

–  A reinfecção é quando há um novo quadro da doença em um intervalo de 90 dias a mais. Geralmente são provocados por vírus de características diferentes. Devido a essa nova exposição ao vírus, se coloca algum tipo de imunidade e evita que o vírus invada as células e venha provocar as doenças. Então, quando apresenta um novo caso, é preciso fazer uma análise e ver se realmente é reinfeção, pois pode acontecer, dentro de um intervalo pequeno, que seja algum sintoma recrudescente, porque o paciente ainda pode ter  o primeiro vírus no corpo dependendo de fatores da própria imunidade – disse.

Ele ainda destacou casos de pessoas que foram vacinas e contraíram o coronavírus. Nesta situação, o paciente não adoeceu devido à vacina, mas sim porque já estava exposto ao vírus, uma vez que, a coronavac, por exemplo, garante imunidade somente após 60 dias.

“A vacina não causa doença porque, no caso da coronavac, ela é produzida  por um vírus inativo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial