Covid-19: idosa de 68 anos recebe alta após ser internada em estado grave no Complexo Hospitalar de Patos

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Uma idosa de 68 anos recebeu alta na última sexta-feira (1º), após ser internada em estado grave no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). Maria do Carmo pertence ao grupo de risco, com diabetes e hipertensão, estava internada desde o dia 24 de abril com Coronavírus. 

Segundo o médico, Dr. Pedro, a assistência inicial que a paciente recebeu na UPA de Patos fez toda a diferença na evolução do quadro da paciente.

“A entubação precoce evita que o paciente entre num quadro de decomposição pulmonar, propiciando um descanso ao pulmão e aumentando as chances de recuperação da capacidade respiratória”, explica o médico, lembrando que a conduta do colega da UPA, Dr. Juan Nathan, de entubar a paciente logo quando os sinais se agravaram foi decisivo na evolução positiva dela.

Ele recorda que a paciente já chegou em ventilação mecânica no Complexo e que foi mantida assim durante três dias, quando começou a redução da sedação e, posterior, retirada da ventilação mecânica.

Além da ventilação mecânica, necessária para combater a chamada síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), a conduta de pacientes graves com Covid no Complexo segue os padrões de orientação do Ministério da Saúde com a administração de antibióticos, corticoides em baixas dosagens, anticoagulantes e Eparina. 

Segundo Dr. Pedro, o Complexo não faz uso da hidroxicloroquina porque esse medicamento ainda não tem eficácia cientifica comprovada em casos de Covid. 

“Não existem estudos clínicos robustos que demonstrem benefícios da hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 e, além disso, devemos ressaltar que tal medicação não é isenta de risco. Pelo contrário, arritmias cardíacas (potencialmente fatais), pancreatite, hepatite e problemas na retina são alguns dos efeitos colaterais desta medicação”, destaca o médico.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial