Aesa revela que comportas do açude de Boqueirão serão fechadas em setembro

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

O presidente da Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa), Porfírio Loureiro, afirmou que a transposição do Rio São Francisco se encontra parada desde fevereiro por conta de uma percolação.

Ele destacou que o Açude de Boqueirão está com 23% de sua capacidade hídrica, um montante equivalente a 113 milhões de metros cúbicos que atendem Campina Grande e mais 19 cidades da Paraíba.

– Boqueirão hoje se encontra com 113 milhões de metros cúbicos que dá uma tranquilidade de atender Campina Grande e mais 19 cidades. Transferimos a captação da adutora do Congo que abastece todo o Cariri e estão sendo abastecidas todas as cidades a partir do Açude de Cordeiro – disse.

Segundo Porfírio, as chuvas ocorridas durante este ano foram superiores as do mesmo período de 2018, mas a recarga foi menor devido a pausa na transposição do Rio São Francisco.

O presidente explicou que por conta desse aporte menor, a quantidade de água liberada pelas comportas para o açude de Acauã será menor este ano.

 – No ano passado soltamos 20 milhões [de m³] para Acauã. Esse ano só vamos liberar 8 milhões. Vamos compensar a recarga que não tivemos na liberação – explicou.

Porfírio garantiu que essas comportas deverão ser fechadas ainda no mês de setembro.

 – A previsão para fechar é dia 04 de setembro. Se a Transposição voltar a bombear, a gente pode diminuir essa vazão para algo em torno de 300 l/s para beneficiar os ribeirinhos – disse.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial