Festival da Nova Geração do Repente será realizado em abril em Campina Grande

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

No próximo dia 5 de abril, a Rainha da Borborema empunha a viola e se veste de poesia e métrica para sediar o Festival da Nova Geração do Repente (Fenoger). O evento, que conta com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desde a primeira edição, ocorrerá a partir das 20h30, no Teatro Municipal Severino Cabral.

Artistas paraibanos e também de outras localidades integrarão a iniciativa, contemplando uma faixa etária que vai dos 16 aos 26 anos.

Dentre as duplas confirmadas na programação figuram Rafael Neto (Sergipe) e Adailton Moura (Piauí), André e Anderson Rodrigues (Paraíba), André Santos e Djair Olímpio (Pernambuco), Helânio Moreira e Zé Albino (Rio Grande do Norte), Guilherme Nobre e Alex Luna (Ceará).

Da efervescência do Nordeste, quando se fala em criatividade, nós já sabemos, mas o Fenoger vai além, conforme conta o coordenador, o poeta popular Iponax Vila Nova.

“O festival se dá através do Clube do Repente, almeja incentivar os cantadores que vêm despontando na cena e apresentá-los ao grande público. Todos eles já vivem da viola, mas o Fenoger é como se fosse uma copa do mundo para eles, pois Campina tem um peso diferenciado”, explica.

O festival, igualmente, serve como uma ponte para aquele que é considerado o maior evento da cantoria: o “Desafio Estado x Estado”.

“Alguns dos participantes de edições anteriores do Fenoger estarão na competição que acontece em novembro e já faz parte do calendário cultural da cidade”, enfatiza Iponax.

Projeto bem-sucedido, o Clube do Repente começou suas atividades em 2006. Nesse ínterim, já promoveu 138 cantorias, seguindo com a ideia de manter viva a tradição do Nordeste, bem como congregar os admiradores e artistas do gênero e fortalecê-lo. As reuniões acontecem mensalmente no Restaurante Vila Antiga. Por meio do Clube transcorrem as apresentações, que são públicas, contudo, a maior parte da plateia é composta pelos sócios.

Ainda apoiam o festival a TV Itararé, Rádio Caturité, Campina FM, Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Urca Grill, Casa do Agricultor, Sonho Doce, Ducampo, JSevero, Campina Locações, Luciano Auto Peças, Nordeste Pneus, Fisioterapia Pélvica e Obstétrica e Instituto Orgulho de Ser Nordestino.

Outras informações sobre o Fenoger e o Clube do Repente podem ser obtidas pelo telefone (83) 99924-7688.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial