Veneziano vai garantir recursos para ampliação do Gira Mundo, beneficiando mais professores e estudantes    

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

O candidato a Senador pelo PSB, Veneziano Vital do Rêgo, disse, no guia eleitoral, que será um dos grandes defensores do Programa Gira Mundo – Programa de Intercâmbio Internacional, um exemplo dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na educação e que está beneficiando professores e estudantes da rede pública em toda a Paraíba, notadamente os mais carentes.

O propósito de Veneziano é, no Senado Federal, apresentar Projeto de Lei para garantir a implementação do Gira Mundo em todo o País, suprindo uma lacuna deixada após o fim do programa “Ciência Sem Fronteiras” e que frustrou a expectativa de estudantes em todo o país. Depois de 6 anos, o “Ciência Sem Fronteiras” agora só vai atender à pós-graduação.

Essa redução é também fruto da ação nefasta da PEC 241, que reduziu investimentos e limitou verbas para a educação e a saúde.

O programa Ciência Sem Fronteiras, criado em 2011 pelo governo federal, concedeu mais de 100 mil bolsas a estudantes brasileiros que queriam ter uma experiência acadêmica no exterior, da graduação ao pós-doutorado.

Ao destacar, no guia, o Gira Mundo como importante programa do Governo Ricardo Coutinho e que será ampliado na administração João Azevedo, Veneziano contou com as participações da Professora Ketlen, que viveu essa experiência na Finlândia, bem como dos estudantes Diego, que foi pra Espanha e Roberta, que vai ao Canadá.

A aluna Erica participou do guia diretamente da Argentina, através de teleconferência, e, igualmente aos demais, elogiou o projeto, que tem mudado a cara da educação no Estado da Paraíba.

“Quem diria que um estudante de cidade interiorana, de escola pública, estaria fazendo intercâmbio internacional.  Iremos lutar por mais recursos, para que o Gira Mundo seja uma constante em todas as cidades paraibanas”, garantiu Veneziano.

O Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo é um exemplo dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na educação. Ele tem como objetivo não apenas a qualificação de professores e alunos da rede estadual, mas também evoluir o sistema de ensino por meio da aplicação de experiências bem sucedidas em países que se destacam no segmento educacional, a exemplo do Canadá, Finlândia e Israel. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE).

O programa Gira Mundo, na modalidade estudante, visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornam-se multiplicadores do Programa em suas regiões e desenvolvem ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. Busca-se com o projeto motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial