Radialista e empresário da comunicação, Abílio José, agradece por receber o troféu de Reconhecimento Cultural em Campina Grande

Compartilhe essa notícia

Radialista e empresário de comunicação, Abílio José, foi um dos homenageados, dia 15 deste mês, com o troféu João Dantas de Reconhecimento Cultural, justamente por sua contribuição à cultura paraibana, em especial de Campina Grande, cidade que ele adotou há muito tempo.

A homenagem a Abílio e a outros nomes que contribuem com a nossa cultura foi, como não poderia deixar de ser, foi de forma festiva, nas dependências do Sítio São João.

A comenda é uma forma de homenagear personalidades da sociedade campinense, das mais diversas áreas, que contribuem na difusão e engrandecimento da cultura local. Entre os homenageados, artistas, poetas, secretários da gestão municipal, profissionais da imprensa e empresários.

Um dos principais homenageados da noite foi João Dantas, ativista cultura e criador da Vila Sítio São João, que recebeu a comenda juntamente com os seus familiares. Tupac Dantas, atual coordenador da Vila e filho e João Dantas, pontuou na sua fala a importância que João tem para a construção da identidade da cultura campinense.

Em sua rede social: https://www.instagram.com/abiliojoseoficial/, Abílio que também se notablizou por ser apresentador da TV Borborema e do Momento Junino na mesma emissora, afirmou que fez e que continuará fazendo a sua parte, para que Campina continue sendo essa referência de cultura no Nordeste e no mundo.

“Sou sertanejo de Conceição do Piancó, terra de Elba Ramalho, Pinto do Acordeon e outros nomes famosos. Corre em minhas veias o sangue de José Ramalho de Figueiredo ( SEU DEZIN), dos Nunes, dos Bragas e dos Mangueiras. De poetas, escritores e grandes entusiastas da Cultura popular. Dos forrozeiros do Beco da Pimenta e da praça da igreja de Nossa Senhora da Conceição, a nossa padroeira”, afirmou Abílio em seu Instagram.

Homem de grupo e sabendo da importância dos seus companheiros de trabalho diário, Abílio dividiu a premiação com seus colegas: “Esse prêmio não é só meu. É de todos os meus parceiros que se dedicam 24 por dia a um projeto chamado TV NORDESTINA. Uma TV que tem apenas dois anos e já é uma das maiores referências de Campina Grande. A todos, muito obrigado de coração”.

Confira a lista de homenageados:

João Dantas(Ativista cultural e idealizador da Vila Sítio São João; Bruno Cunha Lima(Prefeito de Campina Grande); Gilbran Asfora(Secretário-chefe de gabinete da PMCG); Giseli Sampaio(Secretária de Cultura); Rosália Lucas(Secretária de Desenvolvimento Econômico) Gicelia Henrique Leal (Comerciante Parque do Povo); Flávio Capitulino(Restaurador de artes); Jomário Souto(Empresário Medow Entretenimento); Gerson Brito(ativista cultural); Agnaldo Barbosa; Mahatma; Massilon Gonzaga(Jornalista e Sanfoneiro); Amazan(Músico); Abílio José(Jornalista e empresário da comunicação) e Osvaldo Lopes(Promotor de Justiça).

A programação foi encerrada com comidas e bebidas, ao som de muito forró.

SAIBA UM POUCO DA HISTÓRIA DE ABÍLIO JOSÉ

Abílio José é natural da cidade de Conceição no sertão paraibano. É cidadão campinense desde 2007, titulo concedido pelo então vereador João Dantas. Abílio começou na comunicação em 1984 na extinta rádio Borborema, onde apresentou vários programas na emissora. Em 1999, foi contratado pela TV Borborema onde criou o Momento Junino, programa esse que entrou para história da TV paraibana. Em 2016, Abílio José se afastou da TV Borborema em 2016 e criou o projeto TV Nordestina.

A TV Nordestina é uma emissora de televisão que opera pelo canal 179 da Brisanet e em todas as plataformas digitais com números que passam de um milhão de visualizações mensalmente. A emissora foi inaugurada no dia 8 de outubro de 2019, exatamente no dia do Nordestino, sendo a primeira emissora de TV por assinatura da cidade. Seus estúdios estão localizados na Rua Miguel Couto – 133, as margens do Açude Velho um dos principais cartões-postais da cidade.

Durante a pandemia de 2000 e 2021 a TV Nordestina entrou para história após ter criado a festa Nordestina, evento esse que realizou 45 lives gratuitamente para os artistas locais que estavam enfrentando dificuldades, pois estavam sem trabalho durante esse período. Depois desse evento a TV recebeu reconhecimento nos poderes legislativos municipal e estadual. A TV produz e apresenta uma média de 16 programas, na sua maioria com música, culinária e dança nordestina. Abílio José é hoje um dos maiores incentivadores e guardião da verdadeira cultura do Nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *