Câmara e Assembleia debateram direitos das mulheres em audiência

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

A Câmara Municipal de Campina Grande e Assembleia Legislativa da Paraíba realizaram nesta quinta-feira, no Plenário da Casa de Félix Araújo, audiência pública onde foram abordados os direitos das mulheres, nos diversos sentidos, que abrangem os direitos sociais e políticos. A mesma foi dirigida pelo presidente da CMCG, vereador Antonio Alves Pimentel Filho, recebeu representatividade de mulheres de diversos órgãos entre eles; a UFPB, UFCG, UEPB, UCES, OAB, Secretarias de Estado e Município e entidades sociais é fruto de um requerimento de autoria da deputada estadual Estela Bezerra (PSB).

A deputada Estela Bezerra saldou os participantes ressaltando o índice de violência domestica sofrido pelas mulheres, da desigualdade visível tanto no Legislativo como no Poder Executivo além do social. Disse que no campo profissional, segundo pesquisas, as mulheres estudam mais cinco anos do que os homens e os salários das mulheres, mas os salários geralmente são menores mesmo elas sendo mais capacitadas. A parlamentar acrescentou ainda importância das mulheres no processo democrático e lembrou a necessidade de avançar cada vez mais em todas as ações. “Embora as mulheres tenham conseguido importantes conquistas com relação ao voto, trabalho, remuneração, divórcio, proteção no caso de violência doméstica ainda tem muito a conquistar”, disse a deputada.

Para o vereador e presidente do Legislativo campinense, Pimentel Filho “esta Audiência é mais uma atividade da Câmara Municipal em prol dos debates sobre os direitos das mulheres. ” Ele acrescenta ainda, que esta é mais uma oportunidade para os deputados, vereadores e a sociedade em geral, possam debater e formular políticas públicas voltadas ao combate de toda e qualquer ação contra a mulher, seja ela de cunho sexual, social, físico ou psicológico.

Os vereadores Anderson Maia, João Dantas, Adriano Galdino, Miguel Rodrigues também destacaram a audiência como de suma importância para o debate sobre os direitos das mulheres assim como dos avanços conquistados pela categoria. Também ao usar o microfone os lideres comunitários participando da audiência nas galerias, solicitaram dos órgãos públicos politicas que visem a capacitação das mulheres nas comunidades pobres, onde as mesmas vivem condições precárias e sem estimulo para lutar.

De acordo com os parlamentares, depois de feito diagnostico apresentado pela deputada Estela Bezerra e por especialistas convidados; os demais participantes da audiência pública, sugeriram um conjunto de propostas, para o fortalecimento das políticas públicas em defesa da mulher em no estado da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial