TRF libera reajuste na passagem de trens em JP e mais 4 capitais

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

O Tribunal Regional Federal – 1ª Região (TRF1), em Brasília, autorizou o aumento das tarifas dos metrôs administrados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Natal e Recife. A decisão é de segunda-feira (22), mas foi divulgada nesta terça (23).

Em nota, a CBTU afirma que “mesmo diante deste quadro, continuará tendo o transporte mais barato do Brasil.” A empresa diz, ainda, que o reajuste será feito assim que mudar suas bilheterias e avisar os passageiros.

Na decisão que libera o reajuste, o desembargador federal Carlos Moreira Alves justificou que a CBTU não consegue cobrir nem a metade dos custos de operação com os recursos próprios.

A CBTU alega que não promoveu mudanças no preço da passagem nos últimos 12 anos e, por isso, sofre com os efeitos da inflação.

O desembargador federal determinou que a companhia apresente as justificativas para o aumento da tarifa com os dados que comprovem essa perda inflacionária.

Leia abaixo a nota da CBTU:

“Com a decisão da Justiça Federal, derrubando a liminar que suspendia o reequilíbrio tarifário da CBTU, a diretoria da Companhia vai avaliar os próximos passos que serão dados acerca da questão.

Este reequilíbrio representa uma necessidade orçamentária diante de anos de congelamento de tarifas e aumento de custos operacionais e manutenção. Ele será aplicado no momento exato após as mudanças que a empresa precisa realizar em suas bilheterias, sempre com ampla divulgação para a população.

A CBTU reforça que, mesmo diante deste quadro, continuará tendo o transporte mais barato do Brasil no setor, e há cerca de 13 anos não há alteração nas tarifas em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e seis no Recife.”

Redação com G1

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial