Lombadas eletrônicas são instaladas em Cabedelo, PB, mas sem previsão de funcionamento

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Pelo menos quatro lombadas eletrônicas começaram a ser instaladas na cidade de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. De acordo com o chefe do Serviço de Operações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Italo Filizzola, a instalação teve início na segunda-feira (8), mas não há previsão de funcionamento até que o Ministério da Infraestrutura autorize a operação dos equipamentos.

Na manhã desta quarta-feira (11), o G1 foi informado que 11 lombadas começaram a ser instaladas. Contudo, no fim da tarde, Rainner Rembrandt, diretor do Dnit, afirmou que como o trecho até o km 12 está em obras, os sete equipamentos previstos para essa parte não serão instalados, no momento.

Segundo o chefe do Serviço de Operações do Dnit, as lombadas estão sendo instaladas nos mesmos locais onde já existiam os equipamentos. “Foi feito um estudo técnico para a instalação dessas lombadas, mas não quer dizer que vai entrar em funcionamento quando forem instaladas, por questão de autorização do Ministério”, informou.

Conforme Italo Filizzola, como não chegou nenhuma determinação formal do Ministério, a empresa contratada para a instalação das lombadas continua cumprindo o cronograma. “A empresa começou a instalação desses equipamentos em Cabedelo nesta segunda, e continuam trabalhando na região, só não estão ainda em funcionamento, mas a instalação tem que ser feita porque é uma questão contratual”, destacou.

Pelo menos quatro lombadas instaladas em Cabedelo

  • Km 12,25
  • Km 12,45
  • Km 13,85
  • Km 14,15

Lombadas eletrônicas no Sertão da PB

De acordo com o chefe do Serviço de Operações do Dnit, existem 31 lombadas funcionando na região entre as cidades de Cajazeiras e Patos, no Sertão paraibano. “O que eu posso dizer é que temos um contrato assinado desde agosto de 2018 e, na medida do possível, a gente tem trabalhado dentro do cronograma”, frisou.

Ainda segundo Italo Filizzola, existem mais quatro equipamentos prontos para operar na mesma região, que já estão instalados, mas que é preciso o posicionamento do Ministério para ser colocado em uso ou não. “Nós já fizemos todos os tipos e avaliação necessária e, embora estejam prontos, estamos aguardando o Ministério dizer se será preciso de algo a mais nessas avaliações e se serão autorizados os próximos passos”, concluiu.

Dnit anuncia mais de 180 lombadas eletrônicas na PB

O Dnit havia anunciado que o número de lombadas eletrônicas nas rodovias federais da Paraíba iria aumentar de 70 para mais de 180 e que, apesar do aumento dos pontos de fiscalização, todos os equipamentos de redutor de velocidade seriam trocados nas rodovias paraibanas.

Ainda de acordo com o órgão, o contrato com a empresa que geria os radares anteriores venceu no dia 14 de janeiro de 2019. Por conta do fim do contrato, os radares que estavam instalados estavam sendo retirados antes da instalação dos novos. Uma nova licitação foi feita e novas lombadas eletrônicas seriam instaladas.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial