Menino veste azul e menina veste rosa? Entenda o caso da ministra Damares Alves

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Estamos no terceiro dia de 2019 e as polêmicas não param de chegar. Nesta quinta-feira (3), um vídeo de Damara Alves viralizou e se tornou o primeiro meme do ano. Na filmagem, a nova ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos diz que uma nova era está começando no Brasil e que “menino veste azul e menina veste rosa”. Mas o que será que isso significa?

Nesta quinta-feira (3), um vídeo de Damares Alves viralizou na internet. Para quem não sabe, ela é a nova ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, nomeada recentemente no governo de Jair Bolsonaro. Filmado em um momento particular, a advogada e pastora evangélica aparece falando que uma nova era está prestes a começar no Brasil e que “menino veste azul e menina veste rosa”.

Vídeo incorporado

Debora Diniz@Debora_D_Diniz

Por que celebrar a ideologia de gênero do “menino veste azul e menina veste rosa”? A pastora mais parece estar num estádio de futebol comemorando um gol. Direitos humanos não tem ideologia, tem a seriedade de quem protege vidas +vídeo Ministra Damares

2.421

906 pessoas estão falando sobre isso

Informações e privacidade no Twitter Ads

É fácil achar o vídeo engraçado logo de cara, já que é meio louco imaginar porque uma ministra, que irá pensar sobre Direitos Humanos no Brasil, está tão preocupada com o que crianças irão vestir. A verdade é que esse comentário faz alusão a tal ideologia de gênero, um dos maiores inimigos de Bolsonaro. Enquanto estudiosos dizem que o gênero (masculino ou feminino) é uma construção social – ou seja, que é formada ao longo do tempo -, outras pessoas preferem acreditar que isso não existe.

Enquanto a comunidade LGBT, principalmente as transsexuais, se empenham em trazer uma nova discussão sobre gênero e mostrar que existe a possibilidade de não se identificar com o seu gênero de nascença, Bolsonaro acredita que isso, de alguma forma, fere o orgulho da família tradicional brasileira. Enquanto isso, a ministra escolhida por ele, faz questão de dizer que “menino veste azul e menina veste rosa”, fazendo referência a um certo tipo de padrão imposto há décadas e confirmando que não existe a possibilidade transição entre os gênero. Ou seja, que as coisas são o que são.

Além disso, concordar que “menino veste azul e menina veste rosa” também é afirmar que existe coisas que são apenas para meninos e outras apenas para meninas – Porém, nós já não tínhamos passado dessa fase? O momento é bastante delicado e pode atrasar muitas discussões que já estavam em andamento dentro do movimento LGBT. Mas, tem uma galera da internet que não está levando muito a sério as palavras de Damares Alves e, na verdade, resolveu confrontá-la:

Vídeo incorporado

Luiz Guilherme Prado@luizguiprado

Mano, quase 6 milhões de crianças sem pai no registro, feminicídio pra crl, mais de 20 milhões de mulheres criando filho sozinhas, violência doméstica, adultério, pai sem pagar pensão, criança morando na rua, e a ministra preocupada que menino tem que vestir azul mano FODA-SE

17,8 mil

10,4 mil pessoas estão falando sobre isso

Informações e privacidade no Twitter Ads

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter

rod?@rodpocket

menina veste rosa
e menino veste azul

39,1 mil

19,1 mil pessoas estão falando sobre isso

Informações e privacidade no Twitter Ads

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter

Ana Rocha@anarocha95

versão brasileira herbert richers…
menina veste rosa
menino veste azul

25

Veja outros Tweets de Ana Rocha

Informações e privacidade no Twitter Ads

+a?@maisasilva

mano…
quando eu era criança e comecei a escolher minhas roupas eu escolhia td menos rosa pq n gostava…
assim como varias amiguinhas minhas n gostavam de rosa.
mt ultrapassado isso

Ver imagem no Twitter

eu mesma@queissoizaah

“menina veste zul e menina veste rosa”
eu:

Ver imagem no Twitter

Jojen@Ayojojen

“É uma nova era, menina veste rosa e menino veste azul” I have to laugh

Vídeo incorporado

Thuur@Tr1collor

Preocupação da ministra da família e direitos humanos, Dona Damares:
“MENINO VESTE AZUL E MENINA VESTE ROSA”

? α ? σ ?@_iagobs

“menino veste azul e menina veste rosa”

desculpa, querida, mas acho que vc deixou isso aqui cair

Carolzão ??????????@carolineggrando

Eu realmente fico em choque em como as pessoas que estão governando o país literalmente pararam no tempo. O Brasil é cheio de erros na economia, educação, saúde, tudo… e eles acham que vão bombar se focaram em que menino veste azul e menina rosa. Que. Piada. 

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter

Johnny@JohnnyStepe

“menino veste azul e menina veste rosa”… Nossa realmente grande coisa, agora sim o Brasil vai para frente, ela descobriu o PROBLEMA do Brasil. Alguém da uma enchada pra essa Damares ir carpir um lote.

Vídeo incorporado

Diego@digdigie

“Menino veste azul e menina veste rosa” e travesti veste preto no funeral dessa ministra louca

Vídeo incorporado

nicole@nmello18

“ Menina veste rosa e menino veste azul ”

.Purebreak.com

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial