Associação Comercial de CG promove curso para o fortalecimento de empresas familiares

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Apresentar os desafios modernos para empresas familiares e regras para boa governança; orientar sobre processos e procedimentos para uma gestão mais profissional; e mostrar a importância da formalização das regras de negócios através da criação de instrumentos jurídicos claros e voltados para o fortalecimento das relações sociais áreas e familiares.

Estes são alguns dos objetivos do curso “Família Empresária” que a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande está promovendo no mês de novembro.

De acordo com informações em poder da Associação Comercial, as empresas familiares representam 80% das quase 20 milhões de companhias brasileiras, representando cerca de 50% do PIB nacional.

De acordo como Marcos Procópio, presidente da entidade empresarial, “apesar dessa relevância, os negócios familiares não são longevos, e apenas 12% das empresas familiares sobrevivem após a terceira geração. Após a 4ª geração, a sobrevivência é de apenas 3%”.

Marcos Procópio cita o exemplo de Campina Grande, onde são poucas as empresas que estão sob o comando da 3ª ou 4ª geração.

O dirigente da Associação Comercial aponta quatro principais razões para a falência prematura de empresas familiares: informalidade na condução dos negócios, ausência de cargos e profissionais qualificados, inexistência de iniciativas para atração de novos clientes e, principalmente, conflitos entre herdeiros.

Preocupada com esse cenário, a Associação Comercial de Campina Grande está oferecendo um curso às empresas da cidade, visando iniciar um processo de capacitação técnica para a formação de herdeiros e a sucessão familiar nas empresas.

O curso será realizado no dia 10 de novembro, no horário de 08 às 17h30 na própria Associação Comercial. Para realizar o evento, a ACCG firmou parceria com a L. Caldas Consultoria e Assessoria Empresarial e a Torres e Andrade Reorganização Societária e Planejamento Sucessório, de Pernambuco.

O consultor empresarial e economista Osíris Lins Caldas, diretor da L. Caldas Consultoria, é idealizador e um dos instrutores do curso.

Para o especialista, é fundamental que as empresas familiares estejam constantemente investindo em conhecimento específico sobre esse modelo de negócio.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial