Vice-governadora visita Funad e conhece investimentos realizados pelo Estado

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

A vice-governadora Lígia Feliciano visitou, na manhã dessa quinta-feira (7), a sede da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – Funad.

Acompanhada pela presidente Simone Jordão e pela vice-presidente do órgão, Anna Aparecida Perazzo, ela conheceu de perto os investimentos feitos pelo Governo do Estado para a ampliação dos serviços especializados.

 

“Estamos trabalhando cada vez mais pela inclusão social. O Governo do Estado investiu na construção de um ginásio poliesportivo, recuperação da coberta, cozinha, rampa e banheiros e piscinas, sendo duas térmicas e uma externa desportiva além do refeitório, mas o investimento maior é na reabilitação de cada um que se beneficia com esses equipamentos”, destacou a vice-governadora Lígia Feliciano.

A Funad tem sede em João Pessoa, onde são oferecidas inúmeras atividades e atendimentos para pessoas de todas as idades com deficiência intelectual, visual, auditiva, física, múltipla, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro do Austismo (TEA) e pessoas com altas habilidades/superdotação.

“Atualmente a demanda de atendimento às crianças vem crescendo. O bebê com microcefalia entra como prioridade em nosso atendimento, tanto para a criança quanto para a família. O atendimento é feito nas crianças que estão aqui e no interior. Temos atualmente 70 novos casos e quase diariamente recebemos um novo. Entendemos que além da importância de receber esses bebês, mas, sobretudo fortalecer o serviço, qualificar os profissionais e fortalecer a parceria com os municípios para que possamos atender de forma integral”, explicou a presidente da Funad, Simone Jordão.

silvia2

Foto: Secom/PB

Além de projetos voltados às pessoas com deficiência, a Funad promove formação de recursos humanos para o atendimento à pessoa com deficiência na área de educação, saúde e assistência social.

Constantemente são promovidos vários seminários, oficinas e cursos para professores, servidores públicos e profissionais em geral, como a formação em Libras, Braille e Soroban (linguagem matemática para cegos).

Nos últimos anos a instituição também investiu na ampliação dos serviços especializados, triplicando o número de atendimentos e duplicando o número de pessoas atendidas na unidade.

A atual gestão implantou novos serviços, como o de hidroterapia voltada para as pessoas com deficiência física (cadeirantes) e natação, com a recuperação das piscinas terapêuticas, inauguradas em 2013; de dispensação de prótese auditiva e exames complementares na própria unidade; o de atendimento ao autista e do Centro de Referência em Esclerose Múltipla, assim como outros projetos realizados na instituição com o objetivo de inserção social da pessoa com deficiência.

FONTE: Da Redação com Ascom

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial