“O Setor Industrial é o mais importante da Economia”, diz presidente da Fiep

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Empresários de vários segmentos, profissionais liberais e estudantes acompanharam na noite desta terça-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, a abertura da Semana da Indústria 2018.

O evento foi aberto oficialmente pelo presidente da Federação, Francisco de Assis Benevides Gadelha, que falou sobre a importância da Indústria, no contexto histórico e social do Brasil.

“Hoje estamos abrindo a Semana da Indústria, um evento dedicado ao setor industrial, que é o de maior importância em todo o mundo, porque trabalha para o conforto e bem-estar do homem. A história comprova isso, ao longo do tempo vivemos várias transformações na sociedade com o incremento de novidades trazidas pela indústria. Em 1780, tivemos a Revolução Industrial, com a implantação das Máquinas à vapor na linha de produção. Já na metade do Século XIX, tivemos a 2º Revolução Industrial, que também ficou conhecida como Revolução de Detroid,  quando surgiram os primeiros navios, e computadores, e se começou a fabricar veículos em série. A 3ª Revolução Industrial ficou marcada pela introdução da Robótica, unindo o conhecimento científico e a produção industrial. Agora vivemos a 4ª Revolução,  ou Indústria 4.0, onde precisamos refletir sobre o processo de produção, e as profissões que estarão envolvidas nele, vivemos um momento de grande evolução, o nosso PIB cresceu nos últimos 15 anos, mais que nos últimos 2 mil anos, a produção agrícola, industrial crescem em ritmo acelerado, e o setor industrial tem acompanhado esse ritmo, modernizando a agricultura, por exemplo, que mudou todo seu processo, desde o plantio até a colheita, usando máquinas modernas, e é essa realidade que iremos refletir durante a Semana da Indústria”.

Francisco Gadelha, explicou que o evento é uma oportunidade de celebrar as conquistas da Indústria Paraibana.

“Até a próxima sexta-feira iremos comemorar o desempenho de uma indústria consolidada, segura, que não sofreu nenhum abalo nesse período de crise. A Semana da Indústria traz uma programação diversificada, com uma exposição que mostra a história do setor industrial paraibano que está ligado diretamente ao desenvolvimento de segmentos produtivos essenciais para a nossa economia. Nos talkshows vamos debater a situação industrial, pensando sobretudo, no futuro do nosso segmento”.

Durante a programação, foi aberta à visitação a Exposição Fotográfica, “Memória: Patrimônio Cultural do Sistema Indústria da Paraíba”, onde o público conferiu através de 60 painéis, a história de 26 segmentos industriais, e o processo de modernização do setor com a indústria 4.0.

A exposição tem curadoria dos historiadores, Maria José Oliveira, Thomas Bruno, e apoio de José Edmilson, e Soraya Brasileiro.

“Esta exposição é atemporal, nosso objetivo foi mostrar os avanços de cada segmento, como por exemplo, mostraremos a indústria do couro, com o processamento da matéria prima nos curtumes, até a criação do Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado, Albano Franco, que aprimorou o processamento da matéria prima e fortaleceu a indústria de calçados com serviços técnicos e tecnológicos”, explicou a historiadora Maria José.

Na noite de abertura, os participantes ainda acompanharam um Talkshow sobre “Criatividade, Tecnologia e Design”, no auditório da instituição, que teve a participação da diretora de criação, Renata Gadelha, do designer, Franz Lima, e do facilitador de Acesso a Mercados do Laboratório “O Imaginário” da UFPE. O evento foi mediado pelo designer de moda Rafael Lemos.

No debate foram abordadas ainda as contribuições trazidas pelo design para a valorização de produtos oriundos da Economia Criativa, e como isso tem colaboradora para o fortalecimento de atividades como o artesanato.

A Programação da Semana da Indústria tem continuidade nesta quarta-feira, com um Workshop gratuito com o Master Business Coach José Paulo Leão, sobre o Tema: “Inteligência Emocional e Profissional nas empresas”. Durante a programação será realizado ainda um Encontro Comercial com empresas, onde será apresentado o portfólio de serviços do Sistema Indústria da Paraíba.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial