Amigão completa 43 anos como a principal praça esportiva da PB e deve ganhar novo gramado padrão FIFA

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Palco de grandes decisões, e jogos épicos, o Estádio Ernani Sátiro, mais conhecido como Amigão completou essa semana os 43 anos. Principal praça esportiva da Paraíba, o velho “Colosso da Borborema” tem um passado muito rico e com histórias que só reforçam a sua importância para o futebol e para o povo da Rainha da Borborema.

Como presente pelos 43 anos, o Amigão, deve ganhar um novo gramado padrão FIFA. A garantia é do governo do Estado, que recentemente fez algumas melhorias no Ernany Sárito. . Potagonista nas primeiras rodadas do Campeonato Paraibano de 2018, o gramado do Estádio Amigão será trocado a partir do dia 7 de agosto, um dia após a final do Campeonato Brasileiro da Série D. No entanto, ainda há a possibilidade que essa obra seja antecipada. Isso porque a reforma visa adequar-se ao cenário de Campinense e Treze na disputa da Série D. Ou seja, a pretensão é que a reforma só seja iniciada quando Raposa e Galo encerrarem as campanhas no Brasileirão. O gramado atual, é o mesmo colocado desde a inauguração há 43 anos.

A reforma no segundo semestre do ano já estava prevista depois que o Governo Estadual acatou a solicitação do adiamento pelos clubes de Campina Grande (Campinense, Treze e Serrano-PB), que fazem o uso da praça esportiva para que o estadual não fosse prejudicado.

O pesquisador o historiador Júlio César, conta que o projeto de construção do Amigão, surgiu da necessidade que Campina tinha, no início da década de 1970, de ter uma praça esportiva maior, já que as que existiam na cidade já não comportavam o tamanho das torcidas de Campinense e Treze (os maiores clubes da cidade.

Isso porque, no começo dos anos 1970, os estádios Plínio Lemos (que era do Campinense) e Presidente Vargas (ainda hoje do Treze) já eram bastante pequenos para o tamanho das torcidas dos dois clubes.

 

No jogo de inauguração, Campinense e Botafogo do Rio de Janeiro ficaram no 0 a 0. Nada de gols no primeiro dia de jogo, portanto. O que só aconteceu oito dias depois, no primeiro Clássico dos Maiorais da história do estádio. A partida foi 1 a 1, mas coube a Pedro Cangula (pai do hoje jogador Marcelinho Paraíba) a honra de marcar o primeiro gols dos locais. Ele era o craque do Campinense e abriu o placar naquele dia.

 

Uma das grandes partidas disputadas no Amigão foi registrada em 1992. A Seleção Brasileira veio a Campina Grande para realizar uma partida amistosa contra o Uruguai. Como não podia ser diferente, a partida mobilizou a cidade, que lotou o estádio para acompanhar os craques da amarelinha. Mas, como nem tudo são flores, o Brasil acabou saindo de campo com uma derrota por 2 a 1, de virada.

Outro jogo internacional que está registrado na história do Estádio Governador Ernani Sátiro foi mais recente, já nos anos 2000, quando o Campinense realizou um amistoso contra o time português do Rio Ave. O Amigão também foi palco de Fla-Flu, pela Série A de 1995.

Apesar dos jogos internacionaise dos clássicos do futebol brasileiro, nenhum jogo chama mais a atenção do torcedor de Campina Grande do que o Clássico dos Maiorais, que ganhou esse nome através do radialista Joselito Lucena, um dos nomes mais conhecidos da crônica esportiva da cidade.  O duelo entre Campinense e Treze tem um caráter diferenciado e move o sentimento de rubro-negros e alvinegros.

O Amigão foi inaugurado no dia 8 de março de 1975, com a partida Campinense 0 x 0 Botafogo-RJ.

O primeiro gol do estádio, porém, só foi anotado no dia 16 de março, quando o atacante do Campinense, Pedrinho Cangula, pai de Marcelinho Paraíba, abriu o placar do primeiro Clássico dos Maiorais do Ernani Sátyro. Fernando Canguru, no segundo tempo, empatou aquela peleja para o Treze.

Os dois tentos foram marcados na trave que fica à esquerda das cabines de imprensa, o famoso “gol que fica para o Centro de Campina”.

Palco de dezenas de finais de Campeonato Paraibano, o Amigão já sediou duas finais de Copa do Nordeste (2013 e 2016), jogos da seleção brasileira (principal e olímpica) e partida de quartas de final de Copa do Brasil.

 

Severino Lopes

PB Agora

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial