Fim do horário de verão altera funcionamento de bancos e programação da TV

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

O horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado, acaba na primeira hora deste domingo (18). À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora. As regiões Norte e Nordeste sentem a mudança apenas nos serviços oferecidos pelos bancos e órgãos públicos federais. Na Paraíba, a mudança afeta também a programação das TVs Cabo Branco e Paraíba.

Bancos

Os bancos na Paraíba voltam a funcionar no horário das 10h às 16h. Durante o horário de verão o funcionamento, para nós, era das 9h às 15h. De toda forma, os serviços de Internet Banking e banco por telefone não sofreram alteração no período.

Correios

O horário de funcionamento das agências permaneceu inalterado para as regiões que não foram afetadas pelo horário de verão. A mudança ficou apenas em relação ao horário limite de postagem para que a encomenda fosse enviada para o destino no mesmo dia, mas com o fim do horário de verão, a hora limite também volta ao normal.

Horários de voos

Os horários de pouso e decolagem impressos nas passagens dos voos não sofreram alterações durante o horário de verão. O sistema das companhias aéreas já calculam automaticamente as alterações de horário nos estados que tiveram os relógios atrasados em uma hora e, portanto, o horário impresso tanto para pouso quanto para decolagem, já representa o horário local.

Novela "Deus Salve o Rei" passa a ser exibida logo depois do JPB 2ª edição (Foto: Gshow)Novela "Deus Salve o Rei" passa a ser exibida logo depois do JPB 2ª edição (Foto: Gshow)

Novela “Deus Salve o Rei” passa a ser exibida logo depois do JPB 2ª edição (Foto: Gshow)

Programação das TVs Cabo Branco e Paraíba

Os programas que vinham sofrendo alterações agora voltam à normalidade. Com isso, o Jornal Nacional passa a ser apresentado às 20h30, logo após a novela Deus Salve o Rei. Já o capítulo da quarta-feira de O Outro Lado do Paraíso terá uma maior duração e o Futebol começará às 21h45, logo após a novela das nove.

A grade do domingo, que estava sendo exibida uma hora mais cedo, volta ao horário de origem. Por isso, o Paraíba Comunidade retorna às 7h30, logo após a missa do padre Marcelo Rossi.

Horário de verão garante economia de energia elétrica em função do maior aproveitamento da luz solar (Foto: Assessoria/Divulgação)Horário de verão garante economia de energia elétrica em função do maior aproveitamento da luz solar (Foto: Assessoria/Divulgação)

Horário de verão garante economia de energia elétrica em função do maior aproveitamento da luz solar (Foto: Assessoria/Divulgação)

Economia de energia

O horário de verão foi instituído com o objetivo de economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.

A medida foi usada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial