Maior São João? Jacaré no açude? Saiba o que é verdade sobre Campina Grande

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

Campina Grande tem a maior festa de São João do mundo? Recebeu o primeiro computador do Nordeste? A cidade é maior que João Pessoa? Já tentou ser capital e ficar independente da Paraíba? No aniversário de 153 anos da emancipação da cidade, o G1 checou o que é verdade e o que é lenda sobre a “Rainha da Borborema” – ou seria “do Agreste?”.

Milhares de pessoas lotaram o Parque do Povo, em Campina Grande, no Maior São João do Mundo 2017 (Foto: Kamylla Lima/G1)Milhares de pessoas lotaram o Parque do Povo, em Campina Grande, no Maior São João do Mundo 2017 (Foto: Kamylla Lima/G1)

Milhares de pessoas lotaram o Parque do Povo, em Campina Grande, no Maior São João do Mundo 2017 (Foto: Kamylla Lima/G1)

Campina Grande tem o Maior São João do Mundo

Depende do critério. A disputa é acirrada com Caruaru, cidade que garante ter o “Melhor e Maior São João do Mundo”. Porém, o “Maior São João do Mundo” de Campina Grande ganha em números. Enquanto Caruaru teve, na atual edição, 17 dias de festa e 68 atrações no palco principal do Parque de Eventos Luiz Gonzaga, Campina Grande contou este ano com 26 dias de festa, com 70 atrações, no palco principal do Parque do Povo.

Para a 36ª edição, que será realizada no ano de 2018, o objetivo é ficar ainda maior. O “Maior São João do Mundo” deve mudar para um novo ambiente. A estrutura terá o dobro do tamanho atual, que é de 45 mil m². Apesar do anúncio ter sido feito oficialmente pelo prefeito Romero Rodrigues, até o momento a licitação para o início da obra não saiu.

Jacaré chama atenção no Açude Velho (Foto: Carlos Ciqueira/TV Paraíba)Jacaré chama atenção no Açude Velho (Foto: Carlos Ciqueira/TV Paraíba)

Jacaré chama atenção no Açude Velho (Foto: Carlos Ciqueira/TV Paraíba)

Existe um jacaré no Açude Velho

Verdade. Em dias de chuva, os jacarés gostam de dar as caras nos canais da cidade. Alguns flagrantes já foram feitos por moradores de Campina Grande. O Corpo de Bombeiro da cidade não tem um número exato de quantas ocorrências já foram registradas para resgatar os animais da área urbana, mas eles confirmam a existência. O número exato de quantos “moram” no açude também não se sabe.

Por ser uma figura tão ilustre no município, foi criado um bloco de carnaval chamado ‘Jacaré do Açude Velho’. Todos os anos os foliões se reúnem na semana da festa e ao som de muito frevo e marchinhas dão voltas no açude comemorando a existência dele. Camisas e bonecos são confeccionados com estampas de jacarés para caracterizar ainda mais o evento. E a tradição da festa é justamente soltar um filhote do bichinho dentro do açude.

Bloco Jacaré do Açude Velho, em Campina Grande (Foto: Reprodução/TV Paraíba)Bloco Jacaré do Açude Velho, em Campina Grande (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

Bloco Jacaré do Açude Velho, em Campina Grande (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

Campina Grande recebeu o primeiro computador do Nordeste

Verdade. De acordo com o historiador Cícero Agra, no ano de 1967 o município recebeu o primeiro computador de toda a região do Nordeste brasileiro. A máquina ficou instalada na Escola Politécnica, onde hoje se encontra a Universidade Federal da Paraíba. A máquina servia para estudos da instituição. O computador foi comprado por cerca de US$ 500 mil e, de tão grande, precisou de uma sala para ser instalado.

Monumento 'Os Pioneiros da Borborema', em Campina Grande (Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba)Monumento 'Os Pioneiros da Borborema', em Campina Grande (Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba)

Monumento ‘Os Pioneiros da Borborema’, em Campina Grande (Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba)

Campina Grande já tentou ‘independência’

Nunca houve nenhum projeto de lei, embora a ideia tenha sido levantada. A sugestão partiu do empresário Hamilton Fechine, em 2011. Ele argumenta que Campina Grande perde prioridade na hora de receber recursos públicos.

Por isso surgiu a ideia de fundar o “Estado da Borborema”, do qual Campina Grande seria a capital. Porém, a sugestão nunca foi proposta oficialmente. Ainda em 2011, visitantes de um blog foram consultados sobre a ideia. Dos 361 votantes, 71% se declararam a favor da criação do estado da Borborema. A enquete, no entanto, não teve nenhum valor legal.

“Todos nós ganharíamos. Seria melhor qualidade de vida a todos que residem em João Pessoa e em Campina Grande”, argumentou Fechine, afirmando que a sugestão continua válida.

O historiador Cícero Agra afirmou que não tem conhecimento de nenhum pedido formal da independência de Campina Grande da Paraíba. Segundo ele, Campina Grande deu apoio ao movimento da Revolução Pernambucana de 1817, que resultou na separação de Pernambuco e Paraíba. Porém, a cidade não se envolveu em outros movimentos separatistas desde então.

Praia de Camboinha, em Cabedelo, é um destino muito procurado por campinenses (Foto: Felipe Gesteira/Jornal da Paraíba)Praia de Camboinha, em Cabedelo, é um destino muito procurado por campinenses (Foto: Felipe Gesteira/Jornal da Paraíba)

Praia de Camboinha, em Cabedelo, é um destino muito procurado por campinenses (Foto: Felipe Gesteira/Jornal da Paraíba)

Camboinha é a praia de Campina Grande

Não há comprovação. Segundo o presidente do Sindicato dos corretores, Ubirajara Marques, existe uma “brincadeira” no meio imobiliário de que a Praia de Camboinha, em Cabedelo, é “invadida” por campinenses nos meses do verão. Essa brincadeira é reforçada pelo fato de que cerca de 45% dos aluguéis de temporada da região são feitos por pessoas de Campina Grande.

“Tem muita gente com casa lá e tem gente que aluga também, mas não é só campinense. Existem pessoas de outras cidades e até outros estados”, explicou. “E o pessoal de Campina Grande também procura muito o Litoral Sul: Jacumã, Carapibus e Coqueirinho. Mas lá, o percentual é menor, de cerca de 25%”, concluiu.

Ainda de acordo com Marques, esse percentual era maior antes de 2014, mas, devido à alta dos preços, houve um redirecionamento. Porém, pelos atrativos turísticos, Camboinha ainda é uma praia muito procurada pelos moradores do interior da Paraíba.

“É uma região onde tudo é muito próximo do mar, sendo uma casa perto da BR ou à beira-mar. É um mar bastante tranquilo no período de vazão, onde os catamarãs atracam para ir a Areia Vermelha. Tem muitos bares, passeios de jet ski, e tem uma grande extensão, de Camboinha I até Areia Dourada, que também é conhecida como Camboinha III”, justificou.

Largo do Açude Velho, em Campina Grande (Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba)Largo do Açude Velho, em Campina Grande (Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba)

Largo do Açude Velho, em Campina Grande (Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba)

Campina Grande é a Rainha da Borborema

Apesar do título carinhoso dado à cidade, Campina Grande não fica na mesorregião da Borborema da Paraíba, mas sim no Agreste, segundo explicou o professor de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Faustino Moura Neto.

Porém, ele afirma que existem razões para o famoso apelido. O título de “Rainha” remete às origens da cidade, que já teve como nome Vila Nova da Rainha. O termo Borborema é uma referência ao relevo da região. De acordo com Moura, Campina Grande é a cidade mais importante, em aspectos econômicos e demográficos, de toda a extensão do Planalto da Borborema – região serrana que abrange municípios de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Planalto da Borborema (em amarelo escuro) tem altitudes entre 500 e 800m (Foto: IBGE/Reprodução)Planalto da Borborema (em amarelo escuro) tem altitudes entre 500 e 800m (Foto: IBGE/Reprodução)

Planalto da Borborema (em amarelo escuro) tem altitudes entre 500 e 800m (Foto: IBGE/Reprodução)

Campina Grande é maior que João Pessoa

Verdade, se considerada a extensão territorial. Segundos dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campina Grande tem uma área de 593,026 km². A capital João Pessoa, por sua vez, tem 211,475 km² e precisa da “ajuda” dos outros municípios da Grande João Pessoa para superar o tamanho de Campina Grande.

Por outro lado, em área urbanizada, João Pessoa é maior. A capital tem 77,33% de sua área territorial urbanizada, um total de 163,54 km². Enquanto Campina Grande só tem 10% do território urbanizado, o equivalente a 59,79 km². Os dados são da publicação Áreas Urbanizadas do Brasil 2015, também do IBGE.

Mapa mostra área urbanizada de Campina Grande (Foto: IBGE/Reprodução)Mapa mostra área urbanizada de Campina Grande (Foto: IBGE/Reprodução)

Mapa mostra área urbanizada de Campina Grande (Foto: IBGE/Reprodução)

do G1

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial