68 anos da Fiep: educação e inovação orientam caminho para o futuro

Compartilhe essa notícia
Please follow and like us:
YouTube
Instagram

São quase sete décadas de atuação em prol da indústria paraibana. Nesta segunda-feira, dia 17, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) comemora 68 anos de uma história que teve início pelas mãos corajosas e determinadas de um grupo de empresários paraibanos, cujos nomes enobrecem a formação da primeira diretoria da entidade (foto) instituída em 1949.

A Federação das Indústrias é um sindicato de segundo grau, representante dos 27 sindicatos de base no Estado. Em primeiro grau, atua a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), dando suporte a todas as federações do Brasil.

Em sua linha histórica, a Fiep reúne lutas e conquistas. Uma entidade atuante que está sempre à frente de causas importantes, cuja contribuição já impulsionou a concretização de ações transformadoras para o desenvolvimento da Paraíba.

A conquista mais recente foi a conclusão do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco que ao longo dos anos foi um tema discutido e defendido pela Fiep.   Entre os marcos mais importantes, é possível destacar o surgimento da a Sudene, que nasceu na Fiep, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A criação do Banco do Nordeste que também nasceu na Fiep. A chegada do Gasoduto à Paraíba e o aumento do Calado do Porto de Cabedelo também é uma conquista da instituição.

Foto: Ascom

Sobre a visão de futuro, o presidente da Fiep, Francisco Gadelha, diz que o foco é a inovação. “Nós estamos todos totalmente focados na inovação porque nós sentimos a chegada da indústria 4.0 e precisamos estar preparados para ela. Nós nos preparamos constantemente para o futuro”, disse. “Para nós, pensar no futuro é inovar”, completou Francisco Gadelha.

O presidente da Fiep também ressaltou que investir em educação tem sido a atividade principal do Sistema Indústria, visando a inovação e competitividade que é o objetivo maior da indústria paraibana e a indústria brasileira.  “Os alunos do Sesi e Senai também são preparados para o futuro. Os empresários podem ter a certeza de que, quando o assunto for tecnologia, formação profissional e educação básica, ele vai encontrar no Sistema Indústria, a solução que ele busca para sua empresa”, afirmou o Buega Gadelha.

Ações como estas são conquistas resultantes de uma sinergia natural com a sociedade que têm resultado no maior desenvolvimento econômico e social da Paraíba. A partir da criação da Fiep em 1949, foram criados também o Sesi, Senai e o IEL, entidades criadas e mantidas pelo industrial através de contribuição compulsória com o objetivo de atender aos empresários e os trabalhadores e seus dependentes.

Primeira Diretoria – Movidos por notável espírito de liderança, comprometido com o desenvolvimento do Estado e não somente na esfera econômica, mas também com visionários projetos voltados à evolução e ao progresso da Paraíba, a primeira diretoria da Fiep que tomou posse em 17 de julho de 1949 esteve assim composta. Presidente: Domício Velloso da Silveira; Vice-Presidente: José Marques de Almeida Júnior; 1º Secretário: Milton Bezerra Cabral; 2º Secretário: Jorge Gomes de Freitas; Tesoureiro: Giuseppe Gioia – Diretoria Suplente: Luiz Pessoa Filho; João Pimentel Lima; Valdemar Aranha; Eduardo de Aguiar Ellery; José Barbosa de Lucena – Conselho Fiscal: (Efetivos) Francisco Alves Pereira; João Araújo Rique Ferreira e Luiz Mota – Suplentes: Francisco Ramos de Queiroz; Adelino Honório da Silveira e Agenor Vasconcelos. Integrantes do Conselho de Representantes junto à CNI: Domicio Velloso da Silveira; Camilo Pereira Carneiro Junior; Raul de Góis e Daniel G. Sydenstrick.

As Sedes – Ao passear pelos caminhos da história é possível localizar, ainda hoje, os antigos endereços ocupados pela sede da Federação das Indústrias na Paraíba.

A Fiep teve a sua primeira sede instalada, em Campina Grande, na Rua Presidente João Pessoa, nº. 21, no primeiro andar da antiga sede da Associação Comercial. A rua inicialmente chamada de Rua das Areias, depois Rua Dr. João Leite e após 1930, Rua João Pessoa em homenagem a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, Governador da Paraíba.

A segunda sede da Fiep esteve localizada no 1º andar do Edifício do Livro, esquina da Rua Maciel Pinheiro, com a Rua Monsenhor Sales, 293 acima da antiga Livraria Pedrosa. No passado, a Maciel Pinheiro era conhecida como a Rua Grande, Rua das Gameleiras e popularmente como Rua da Feira.

Já a terceira e última sede da Fiep, antes de vir para o endereço atual, foi instalada no 2º e 3º andar da atual sede da Associação Comercial, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 715 – Centro. A antiga Rua da Matriz, que na época chegava apenas até a antiga Câmara Municipal e atual Biblioteca Municipal.

Foto: Reprodução/ Internet

O atual edifício da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, localizado à Rua Manoel Guimarães, 195, no bairro José Pinheiro, é uma edificação composta por multiformes dimensões, constituindo uma das mais belas obras da cidade e, para alguns, do Brasil.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial