Na Facisa: Envelhecendo com Saúde produz geléias artesanais em atividade de gastronomia social

Compartilhe essa notícia

Comida gostosa, saudável e que ainda faz bem para sociedade. Todos esses critérios fazem parte da produção de alimentos artesanais desenvolvida pelo segmento de gastronomia social do projeto Envelhecendo com Saúde, desenvolvido há 12 anos pela Unifacisa em parceria com a Fundação Pedro Américo.

A mais recente produção do cardápio do projeto reúne uma mistura de frutas, flores e temperos e o resultado é uma deliciosa produção de geléias artesanais. O trabalho é feito a quatro mãos, envolvendo alunos do curso de Nutrição e Enfermagem e os idosos do projeto, sob a orientação da professora Cidney Soares, coordenadora do Envelhecendo com Saúde e coordenadora da Fundação Pedro Américo, Celênia Macedo.

Foram produzidas geléias a partir de combinações ousadas de sabores. Uma delas foi manga e maracujá com um toque de pimenta cambuci. Outra produção reuniu banana com batata doce roxa. Uma terceira apostou na mistura do tomate com o vinho tinto seco. Pensa que acabou? Ainda foi produzida uma geléia de hibisco com maça.

Os idosos participaram da produção com a preparação da decoração da embalagem, feita na sala de costura da Fundação Pedro Américo. O valor nutricional do produto foi calculado pelos alunos de nutrição do Projeto Envelhecendo com Saúde. Eles produziram um rótulo com as informações obrigatórias, incluindo a data de validade.

Cada geléia será vendida pelo preço de R$ 10,00. A pretensão é produzir 250 unidades. O valor arrecadado será utilizado para a promoção de uma atividade em comemoração ao dia do idoso, celebrado no dia 01 de outubro. Em uma tarde de trabalho é possível produzir cerca de 60 unidades. As vendas serão realizadas exclusivamente nos dias 27 e 28 de setembro, próxima quarta e quinta, no hall do segundo andar da Unifacisa, no bairro do Itararé.