Dom Delson toma posse como novo arcebispo metropolitano da Paraíba

Compartilhe essa notícia

Tomou posse na manhã deste sábado, 20, na Arquidiocese da Paraíba,  Dom Manoel Delson, como novo arcebispo metropolitano do estado.

A Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves reuniu padres, seminaristas e fieis, que estiveram presentes para prestigiar o ato canônico.

A solenidade deu início às 9h com uma rápida acolhida a Dom Manoel Delson, no adro da igreja, que esteve acompanhado de bispos e arcebispos, entre eles Dom Aldo Pagotto, último arcebispo metropolitano que passou 12 anos no cargo e pediu renúncia alegando problemas de saúde.

Pagotto disse esperar maravilhas para a nova gestão.

– Espero maravilhas porque é um homem prudente e bom. Nós só esperamos o bem para o povo – disse.

Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco

Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco

Outro arcebispo emérito que esteve na solenidade, foi Dom José Maria Pires, de 98 anos.

A programação seguiu com o administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Genival Saraiva, lendo a carta do representante do Papa no Brasil, que não pôde estar presente.

Ele disse que a igreja está feliz por acolher Dom Delson.

– Nos sentimos felizes porque estamos acolhendo Dom Delson como aquele que vem para anunciar aos seus irmãos o amor de Deus – ressaltou.

Um dos momentos mais importantes foi a Leitura das Letras, que é a carta do Papa Francisco, direcionada a Dom Delson.

A posse canônica foi feita coma  entrega do báculo, o cajado do pastoreio, por Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife.

Para o ato, ele convidou dom Genival Saraiva e os dois arcebispos eméritos.

Seguiram as saudações das representações da igreja para enfim Dom Manuel Delson assumir a missa como o novo arcebispo metropolitano da Paraíba.

Às 16h30 a Arquidiocese realizou um grande evento no Ronaldão, localizado no bairro do Cristo, em João Pessoa, para a missa de acolhida de Dom Delson.

Caravanas de várias cidades estiveram no local.