Câmara de João Pessoa homenageia os 55 anos do Hospital Napoleão Laureano

Compartilhe essa notícia

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) comemorou, na manhã desta quinta-feira (6), os 55 anos do Hospital Napoleão Laureano, durante uma sessão especial.

Na ocasião, o autor da solenidade, Fernando Milanez Neto (PTB), homenageou os diretores da instituição, inaugurada em 24 de fevereiro de 1962: os médicos Antônio Carneiro Arnaud, presidente da Fundação Laureano, e Ivo Sérgio Correia Borges da Fonseca, diretor geral do Hospital.

O Hospital Napoleão Laureano, localizado no bairro de Jaguaribe, na Capital, é a unidade principal da Fundação Napoleão Laureano.

Entre os objetivos do equipamento de saúde estão o tratamento de pessoas portadoras de câncer; servir de aprendizado para atividades relacionadas à assistência médica hospitalar e contribuir para a educação sanitária da comunidade.

Em pronunciamento, o vereador Milanez Neto lembrou a trajetória de Napoleão Laureano, médico e ex-vereador da Capital, cuja luta contra o câncer contribuiu para a fundação do Hospital do Câncer da Paraíba e para a criação da Fundação Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro.

“O Hospital Napoleão Laureano seguiu, ao pé da letra, os ensinamentos do seu idealizador, que baseiam-se, acima de tudo, na solidariedade, dedicação e impessoalidade no tratamento dos portadores de enfermidades malignas”, justificou.

O diretor geral do Hospital, Ivo Borges, apresentou alguns números de procedimentos realizados em 2016, destacando que a grande maioria é destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Das 161.470 consultas realizadas com adultos, 95,33% foram de pacientes do SUS, assim como 65,42% das internações, 89,77% dos procedimentos de radioterapia e 93,35% das sessões de quimioterapia. Isso sem falar da ala pediátrica”, apontou.

“Os números traduzem a nossa luta diária, e, pelo que eles apontam, posso dizer que o sonho de Napoleão Laureano está sendo concretizado”, comemorou o diretor.

Carneiro Arnaud destacou a importância do apoio das autoridades, sociedade e imprensa para manutenção do Hospital.

“O apoio desses três pilares, que recebemos desde a nossa fundação, nos dá a segurança de que nosso Hospital vai melhorar a cada dia”, projetou.

Além dos homenageados, compuseram a mesa a vereadora Raíssa Lacerda (PSD), que inicialmente presidiu os trabalhos; o presidente Marcos Vinícius (PSDB), que em seguida assumiu a condução; o vereador Thiago Lucena (PMN), que secretariou; o ex-vereador e atual secretário de turismo do Município, Fernando Milanez; a Dra. Natércia Suassuna, vice-presidente do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica; e Ângela Bezerra Castro, vice-presidente da Fundação Napoleão Laureano.

Também participaram da sessão os vereadores Bispo José Luiz (PRB), Bosquinho (PSC), Dinho (PMN), Eliza Virgínia (PSDB), João Corujinha (PSDC), João dos Santos (PR), Helena Holanda (PP), Humberto Pontes (PT do B), Luís Flávio (PSDB) e Marcos Henriques (PT).