
Compartilhe essa notícia
O Teatro Minerva, na cidade de Areia, é o mais antigo espaço das artes no estado da Paraíba. O local vinha sendo administrado pela Universidade Federal da Paraíba, mas desde o fim do ano passado, o contrato entre o Governo do Estado e a UFPB foi encerrado. Agora, a Prefeitura Municipal de Areia deve passar a administrar o espaço.
O prefeito, João Francisco, enviou à Secretaria de Cultura do Estado o ofício em que requer a concessão de posse do Minerva. Antes disto, João esteve reunido com o Secretário, Lau Siqueira, e firmou o acordo para que a PMA volte a coordenar o teatro. A PMA agora aguarda somente a publicação no Diário Oficial do Estado para iniciar as melhorias no teatro.
O prédio atualmente apresenta vários problemas estruturais no teto de madeira e, principalmente, no palco. No ano passado a calçada da frente afundou e o buraco, depois de meses, foi consertado pela prefeitura, logo no início de janeiro.
De acordo com João Francisco, a ideia é revitalizar o prédio e reinseri-lo no roteiro turístico e artístico-cultural de Areia. A PMA já recebeu propostas para apresentação de peça de um roteirista de Minas Gerais e de parceria com o Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo do Ceará.
“Queremos voltar a realizar peças, festivais, apresentações musicais, reestruturar e devolver o teatro à comunidade em plena atividade por meio da ação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo”, explicou João Francisco.
O Minerva foi inaugurado em 1859, todo construído no estilo da arquitetura barroca. Somente 30 anos depois da sua inauguração, seria construído o teatro da capital João Pessoa. O local, que também já funcionou como cinema, guarda capítulos importantes da história de Areia. A parte interna tem 53 poltronas e dois andares de camarotes circulares. O espaço intimista favorece a acústica e é possível fazer apresentações inteiras sem microfone.