Câmara pede a Ricardo Coutinho a volta da Operação Manzuá

Compartilhe essa notícia

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Campina Grande, requerimento de autoria do vereador Nelson Gomes Filho (PSDB) que solicita ao governador do Estado, Ricardo Coutinho, com urgência, a volta da Operação Manzuá, objetivando “dar mais segurança à população que está apavorada com tanta violência e tanto descaso por quem de direito”.

                Disse o autor que a violência tem crescido bastante e se faz necessário que mais um instrumento preventivo e repressivo seja posto à disposição dos cidadãos e cidadãs paraibanos. O problema da violência acontece em todo o país, e com certeza a Paraíba não fica imune a esse quadro que prejudica a todos e a todas, indiscriminadamente.

                A ação de fiscalização deixou de existir em setembro de 2011. A Operação Manzuá foi criada na década de 1980 pelo Governo do Estado, e ela mantinha postos de fiscalização fixos em várias trechos de rodovias da Paraíba. Em 2010 foi anunciada a desativação da operação, mas isso só foi efetivado de fato em 2011.

                Com a desativação da Manzuá, foi criada o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e as fiscalizações passaram a serem feitas de forma itinerante pela Polícia Rodoviária Estadual, mas os problemas perduram e a violência cresce bastante.