Beth Carvalho: 70 anos de história

Compartilhe essa notícia

Chamada carinhosamente em todas as rodas de samba do Brasil como “madrinha”, a cantora Beth Carvalho completou 70 anos nesta quinta-feira (5). A comemoração contou com a presença de amigos ilustres, da velha guarda da Mangueira e, claro, muito samba.

“Muito bem vividos”, disse Beth ao Bom Dia Rio, exibido nesta sexta, sobre a chegada dos 70 anos. Fotos exibidas pelo telejornal desta sexta-feira (6) revelam que a cantora já se mostrava desde criança vaidosa e com gosto pela arte, praticando balé. No rádio, ela roubava a cena nos programas de calouros.

Beth Carvalho se formou solista na Escola Nacional de Música. Além de cantar, ela também mostra seu talento no violão e no cavaquinho.

O primeiro disco de Beth foi um compacto simples, de 1965: “Por quem morrer de amor”. Em 1968, na TV Globo, Beth ficou entre os três melhores do terceiro Festival Internacional da Canção e defendeu a música “Andanças”, que nunca mais saiu do repertório.

O samba se tornou o grande amor da cantora, quando ela gravou o samba-enredo da Unidos de São Carlos, em 1971, e, no mesmo ano, foi eleita rainha do carnaval. Beth chegava a decorar mais de 70 sambas e marchinhas.

Da paixão pelo Cacique de Ramos, veio o título de madrinha do samba. Ela também revelou nomes como Arlindo Cruz, o grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho.

No futebol, o coração dela é alvinegro, mas no samba é verde e rosa. Em 2007, uma confusão no carnaval abalou a cantora ao ser impedida de desfilar em um dos carros, mas, quatro anos depois, um pedido de desculpas reconciliou Beth e a escola do coração.

No início da noite de comemoração, a roda de samba ficou maior. Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Toninho Gerais foram os convidados ilustres e Beth Carvalho comemorou do jeito que gosta: com samba, feijoada e cercada de amigos.

Beth Carvalho, entre Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, duas lendas da Mangueira (Foto: Reprodução/TV Globo)
Beth Carvalho, entre Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, duas lendas da Mangueira (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

Imagem mostra que Beth Carvalho tinha inclinação artística desde criança (Foto: Reprodução/TV Globo)
Imagem mostra que Beth Carvalho tinha inclinação artística desde criança (Foto: Reprodução/TV Globo)